
Hoje acordei com aquela dor, que nao sei de onde veio e por que veio, so sei que doi... faz chorar e repensar mil vezes as opçoes e o porque de estar aqui, nesta terra lontana do meu cantinho, do meu lar... Mas a dor aumentou qdo me dei conta de que ainda naum descobri onde é meu cantinho... Mas sei muito bem onde é meu lar! E é dele que sinto saudades... eu so queria passar uma noite nele, reabastecer minhas forças e voltar... mas a vida naum permite. Ou é la ou é ca. Desejos, sao eles que nos fazem sofrer. Porque desejamos tanto? Seria tao simples se naum desejassemos nada... simplesmente viver por viver... acordar sem a preocupaçao do anoitecer... anoitecer sem a preocupaçao do amanhecer... viver sem cobranças... viver sem medo... viver!!!
Escolhas, elas nos privam de muitas coisas... se escolhemos isso, naum temos aquilo, se escolhemos aquilo naum temos isso... mas ao escolher isso desejamos aquilo, ao escolher aquilo desejamos isso... O pior de tudo é que nao temos a escolha de nao escolher. Somos obrigados a escolher... E ainda nos consideramos livres... doce ilusao!
Porque tornamos tao complexo o viver? Porque nunca nos saciamos com o que temos?
As vezes gostaria de naum sentir nada. Naum sentir amor por ninguem, porque assim nao sofreria, nao me comprometeria, nao me responsabilizaria... mas eu sinto... eu amo... e doi viver longe das pessoas que amamos... doi viver do lado da pessoa que amamaos e nao nos sentirmos amados... Doi viver no meio de muitas pessoas e sentir-se so. Acho que isso é o pior: estar rodeada de pessoas e sentir-se so.
Outras vezes gostaria de nao ver, nao pensar, nao crer, nao esperanciar nada... porque ae tudo se tornaria normal e seguiria normalmente os dias... Mas eu vejo! Eu Penso! Eu creio! eu Espero! consequentemente sofro. Mas ser humano é sofrer?
Quantos caminhos teremos que percorrer para sabermos o porque de vivermos? teremos que provar a cada dia um novo caminhar? Vivemos justamente para isso: para descobrir o porque de vivermos? Mas se eu morresse amanha, o que mudaria? nada? tudo? Entao, vivemos para morrer ou morremos para viver?
Sera que um dia encontrarei respostas as minhas perguntas e deixarei de chorar, de sofrer?
2 comentários:
A liberdade é algo que nao existe quem nao a entende. E nao existe ninguem que a explique...
Nao me lembro quem disse essa frase.
Sto Agostinho disse que liberdade mesmo é nao precisar escolher. Ou seja, diante das muitas possibilidades q sempre estao na nossa frente, vc eh tao virtuoso, resolvido, elaborado, maduro, santo... que nao precisas nem escolher pq ja sabe o que eh o melhor pra ti...
Nao sei se eh de fato assim ou nao. Nao cheguei nesse nivel e nao me vejo nele ao menos nos proximos 150 anos...heheheh
Enquanto isso é preciso escolher... A liberdade nao esta nas coisas escolhidas. A liberdade ocupa aquele espaco interior que aumenta qdo sou eu q escolho e diminui qdo sao os outros ou as coisas que escolhem por mim...
Um abraco do Moa!!
Moa, a liberdade em Agostinho tb é uma opçao: "vc ja sabe o que é melhor pra vc". Isso presume que tem mais que uma opçao e vc sabe qual escolher.
Concordo plenamente que a Liberdade naum esta nas coisas escolhidas, mas no fato de podermos escolher-las. No entanto sera que nao somos condicionados por nossa cultura, pelo nosso sistema economico, pela nossas crenças na hora de escolhermos? E se estivermos condicionados a isso nao somos livres, pois foi o contexto em que vivemos que nos levou a. é nesse sentido que digo que a liberdade é uma ilusao.
Um beijo e um queijo!
Postar um comentário